Comitiva de Londrina visita Curitiba para conhecer modelo de atendimento a pessoas em situação de rua
O objetivo da visita foi avaliar o modelo adotado pela capital, que concentra um espaço próprio com diversos serviços sociais.
Nesta terça-feira (21), uma comitiva formada por servidores da Prefeitura de Londrina conheceu o Centro Intersetorial de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua, em Curitiba.
O objetivo da visita foi avaliar o modelo adotado pela capital, que concentra nestes espaços diversos serviços de várias políticas públicas, com atendimento integrado à população em situação de rua.
O grupo foi recebido pelo presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Renan de Oliveira Rodrigues, e por servidores da instituição. Durante a visita, a comitiva londrinense conheceu a estrutura do local, que oferece serviços como assistência social, atendimento médico e psicológico, capacitação profissional e apoio para inserção no mercado de trabalho.
Marisol Chiesa, secretária de Desenvolvimento Social de Londrina, destacou a relevância do modelo adotado por Curitiba.
Com uma área de quase 4 mil metros quadrados, o Centro Intersetorial de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua, conta com diversas instalações, como consultórios médicos, sala de espera, refeitório, lavanderia e espaço para a Guarda Municipal. O local também oferece o Cadastro Único e um espaço voltado à inserção no mercado de trabalho.
Impactada com a estrutura da capital paranaense, a secretária Marisol, que assumiu a pasta este mês, destacou a necessidade de aprimorar os atendimentos em Londrina.
A comitiva londrinense foi composta ainda pela diretora de Defesa do Direitos da Pessoa Idosa, Ana Karina Anduchuka, a assessora de Planejamento e Gestão Secretaria de Políticas para as Mulheres, Rosangela Portella Teruel, e o coordenador do Serviço Especializado de Abordagem Social, Edilso Padilha Pereira.