Conselho Municipal de Saúde realiza debate com candidatos à prefeitura de Londrina
A espera por atendimento e a informatização da gestão foram os principais assuntos abordados pelos oito concorrentes.
Os oito candidatos à prefeitura de Londrina participaram do debate, organizado pelo Conselho Municipal de Saúde. O assunto abordado foi saúde pública. A idéia era debater as estratégias dos candidatos para driblar a falta de recursos nesta área e as principais demandas do município.
Durante boa parte do debate, os candidatos apenas responderam as perguntas formuladas pelo mediador. Clima tranqüilo e amistoso. Sem ofensas ou até mesmo críticas à atual administração. A espera por atendimentos nos postos de saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) foi relatada por todos eles e a informatização da gestão é a solução para a maioria. A ampliação do programa Saúde da Família também compõe a lista de melhorias propostas pelos candidatos.
Na opinião do coordenador do Movimento Saúde da região norte Admilson Soares, os oitos concorrentes não deram soluções concretas para a falta de médicos nos postos de saúde, por exemplo. Ele afirma que eles precisam conhecer mais a realidade da periferia de Londrina.
Para o diretor da Santa Casa de Londrina, Faad Haddad, as propostas dos candidatos são boas, mas é preciso dinheiro para executá-las. Dinheiro esse que a cidade não tem. Ele destaca que o repasse dos governos estadual e federal está cada vez menor, o que dificultam as ações de melhoria no setor.
Ao final do debate, o Conselho Municipal de Saúde entregou um documento com as propostas de mudanças no setor aos candidatos.