Conselho tutelar do centro de Londrina é alvo de segundo arrombamento em 2019
Coordenação do órgão pede mais segurança. Na última invasão foi levado o computador onde estavam todos os dados das famílias assistidas pelos conselheiros.
Localizado na Rua Belém, o imóvel que abriga o Conselho Tutelar Centro foi arrombado na madrugada desta terça-feira (19). É a segunda vez que o prédio é invadido em 2019. No ano passado foram outros três furtos.
Desta última vez o estrago foi ainda maior. Isso porque foi levado um computador onde estavam todos os dados, ofícios e encaminhamentos de crianças e adolescentes assistidos pela unidade centro. A coordenadora do conselho, Natalie Lopes Martins lamentou o prejuízo.
A conselheira tutelar conta que os bandidos entraram pela janela do banheiro dos fundos da unidade e levaram desde o botijão de gás até o computador.
Segundo Natalie, até 2017, o imóvel no centro contava com um sistema de monitoramento terceirizado, que inibia a ação dos vândalos e ladrões. Mesmo com tantas ações, a única medida do município foi reforçar a proteção de algumas entradas. Os conselheiros pedem à prefeitura de Londrina mais rondas da Guarda Municipal e a volta do sistema de alarme.
Segundo a assessoria de imprensa do município, já está em fase de licitação o projeto que colocará câmeras e monitoramento de segurança nos locais mais 'visados' da cidade. Uma empresa licitada para fazer a averiguação inicial dos detalhes técnicos dos prédios públicos, como escolha dos pontos e quantidade de câmeras, está concluindo o levantamento e em seguida será lançado o edital, diz a nota. Segundo a prefeitura, essa é a principal ferramenta com que a Guarda passará a contar para situações como esta.