SEXTA, 14/11/2025, 18:57

Conserto definitivo da comporta e melhorias do Lago Igapó II deve ficar para 2026

Projetos estão prontos, mas obras só devem começar após conclusão dos orçamentos e adaptações técnicas

Nesta sexta-feira (14), o secretário municipal de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes, atualizou o andamento dos projetos de intervenção na estrutura hidráulica do Lago Igapó II, um dos principais cartões-postais de Londrina. Segundo ele, os projetos já foram concluídos, mas a execução das obras deve começar somente em 2026.
O vazamento na barragem foi identificado em fevereiro deste ano, após a ruptura de uma das comportas. A situação está atualmente estabilizada graças à construção de uma ensecadeira na barragem da avenida Higienópolis, que mantém o nível de água sob controle.

A solução definitiva prevista para o Igapó II é a instalação de um Stop Log, equipamento que permite controlar ou bloquear o fluxo de água. Ele é considerado essencial para corrigir o problema e permitir futuras manutenções. No entanto, segundo Gomes, os orçamentos ainda não foram finalizados porque surgiram adaptações e outros reparos necessários ao longo do processo.
O Lago Igapó é dividido em quatro partes e se estende por mais de 4,5 quilômetros entre as regiões sul e oeste da cidade.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários