TERCA, 17/01/2023, 09:44

Construção do Terminal Metropolitano na avenida Leste-Oeste ainda depende de aquisição de terreno e conclusão de projetos complementares por parte da prefeitura

Governo do Estado espera que tudo seja resolvido no segundo semestre deste ano, quando deve ser lançada a licitação para o início das obras. Até lá, usuários vão continuar dependendo de pontos improvisados instalados em frente ao Terminal Central

O Terminal Metropolitano de Londrina continua sem data definida para começar a sair do papel. A obra pública, elencada como prioridade para ser executada ainda durante o segundo mandato do governador Ratinho Junior, está em discussão há cerca de dois anos. De lá para cá, entidades da sociedade civil organizada elaboraram o chamado anteprojeto do terminal e o Governo do Estado escolheu o terreno que vai receber o empreendimento. A área de 12 mil metros quadrados fica na avenida Leste-Oeste, bem em frente aos pontos improvisados que, atualmente, atendem os passageiros no vai e vem entre as cidades da região. A estrutura é precária e sinônimo de muita reclamação por parte dos usuários, que pouco conseguem se proteger em dias de chuva. Atualmente, mais de 20 mil pessoas passam pelo local diariamente.

O terreno que vai receber o novo terminal é particular e foi declarado como área de utilidade pública pelo Estado em outubro de 2021. O governo, agora, planeja a desapropriação do local. Em entrevista à CBN nesta terça-feira (17), a chefe regional da Casa Civil em Londrina, Sandra Moya, disse que o terreno deve ser adquirido ainda no primeiro semestre deste ano.

 

Além disso, segundo ela, o governo também espera pela conclusão dos projetos complementares do terminal por parte da prefeitura. Só depois que eles forem apresentados, conforme Sandra, vai ser possível começar a planejar a licitação das obras. A chefe regional da Casa Civil espera que tudo fique pronto no segundo semestre deste ano.

Sandra Moya garantiu ainda que os recursos para a construção do Terminal Metropolitano já foram reservados no orçamento deste ano do Governo do Estado. Apesar disso, ela preferiu não revelar valores neste momento. 

Pelo anteprojeto, o terminal vai ter quase 5 mil metros quadrados de área coberta em estrutura metálica e fechamento lateral em concreto armado. O espaço deve ter mais de 900 metros quadrados para a construção de sanitários e áreas de alimentação e atendimento aos funcionários e motoristas. Serão sete plataformas de embarque e desembarque com 21 baias para os ônibus.

Comentários