Conta de água ficará mais cara no Paraná
Ao todo o reajuste será de 3,77%, os novos valores, com as tarifas detalhadas por tipo de consumo, serão publicados em breve no Diário Oficial
A partir do dia 17 de maio, a tarifa de água e esgoto no Paraná terá um reajuste de 3,77%. O aumento foi aprovado pela Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná) e faz parte da 3ª Revisão Tarifária Periódica (RTP) do serviço prestado pela Sanepar.
Esse novo valor vai valer para o período entre 2025 e 2028, e, segundo Adalto Acir Althaus Junior, chefe da Coordenadoria de Saneamento Básico da Diretoria de Regulação Econômica da Agepar, o reajuste é menor que a inflação atual.
A mudança considera os custos operacionais, investimentos previstos e a necessidade de expansão do atendimento, principalmente na coleta e tratamento de esgoto.
Durante o processo de revisão, que começou em 2024, a população pôde participar por meio de consultas e audiências públicas. A Agepar também levou em conta essas contribuições antes de bater o martelo sobre o reajuste.
De acordo com a Agepar, a Sanepar trata 100% do esgoto coletado, e embora já possua uma das melhores cobertura do país, ainda precisa ampliar a quantidade de esgoto coletado e consequentemente tratado.
Segundo a previsão, a Sanepar deve investir cerca de R$ 6,8 bilhões entre 2025 e 2028 para melhorar o serviço e ampliar o acesso ao saneamento básico em todo o estado.
Com isso, a partir do dia 17 de maio, a população paranaense passará a pagar uma variação de 3,77% na tarifa do saneamento básico.