SEGUNDA, 19/04/2021, 07:30

Cops mantém data do Vestibular da UEL para 30 de maio, mas lembra que provas só vão ser realizadas se os números do coronavírus recuarem em Londrina

Coordenadora do processo disse que a universidade faz um acompanhamento diário da situação da pandemia, e que candidatos precisam ter paciência

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) acompanha com preocupação a situação da pandemia de coronavírus na cidade. Os números da doença se estabilizaram nos últimos dias, mas ainda continuam alarmantes. O cenário, segundo a instituição, influencia diretamente na realização do Vestibular 2021, adiado para o dia 30 de maio. A coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, disse que a data continua mantida, mas lembra que as provas só vão ser aplicadas se, até lá, a Covid-19 recuar no município. Atualmente, por exemplo, estão morrendo, em média, dez pessoas por dia na cidade, que continua com as UTIs superlotadas de infectados pela doença.

 

Sandra disse que a UEL tem feito um acompanhamento diário do coronavírus em Londrina, torcendo para que o Vestibular 2021 não precise ser, novamente, remarcado na cidade.

 

Ainda de olho na pandemia, a UEL resolveu realizar o Vestibular neste ano em uma única fase, com as provas sendo aplicadas das duas da tarde às sete horas da noite, e obedecendo todo o protocolo sanitário para garantir a segurança dos mais de 27 mil inscritos e da equipe responsável pela aplicação e fiscalização dos exames. O Cartão de Inscrição sai dia 24 de maio, e a 1ª convocação, com a lista de aprovados, será em 5 de julho, a partir do meio-dia. A listagem será divulgada no site da Cops. A pré-matrícula dos aprovados será realizada de 5 a 8 de julho, no Portal do Estudante. A postagem da documentação pessoal e acadêmica deverá ser feita entre os dias 5 e 9 de julho, diretamente à Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da UEL, conforme descrito no Manual do Candidato.

 

Vale lembrar que a UEL já havia divulgado em fevereiro o planejamento que prevê a  logística e os cuidados que deverão ser tomados para reduzir os impactos da pandemia durante a prova. Em números, para aplicação do teste deverão ser utilizadas 1.430 salas de aulas distribuídas em 74 escolas, Universidades e Faculdades de Londrina, mais que o dobro dos anos anteriores. Os cerca de 27,5 mil inscritos deverão obedecer o protocolo recomendado pelas autoridades de saúde como aferição de temperatura, uso de máscara e álcool 70, além do distanciamento social. Quase 3 mil pessoas devem trabalhar no dia do Vestibular.

Por Guilherme Batista

Comentários