SEGUNDA, 04/03/2019, 14:48

Corpo de Bombeiros diz que até agosto todas as escolas da rede municipal devem estar com os Certificados de Segurança emitidos

Das 120 escolas da cidade, apenas 13 já foram vistoriadas pela instituição. Principal dificuldade é elaborar os projetos para as adequações nas unidades de ensino.

Pelo acordo fechado com o Corpo de Bombeiros, a secretaria Municipal de Educação se compromete a adequar todas as escolas da rede pública ao Código de Segurança contra incêndio e pânico. Atualmente, das 120 unidades de ensino do Município apenas já 13 têm o chamado Certificado de Segurança simplificado, emitido pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo o comandante do 3º Grupamento da instituição em Londrina, Major Natal, as mudanças no licenciamento de estabelecimentos públicos e privados de pequeno porte foram implantadas após a entrada em vigor da Lei estadual que desburocratizou o processo. O comandante dos Bombeiros diz que vai ser preciso firmar TACs individuais para que cada uma das escolas receba as adequações necessárias, e garante que apesar da certificação simplificada, os padrões mínimos de segurança estão mantidos.

O major afirma que na maioria das escolas, que são menores, o processo é mais simples. Mas nas unidades de médio e grande porte as demandas nos quesitos de segurança aumentam e com isso o tempo para as adequações deve ser maior.

Apesar disso, a expectativa, de acordo com o Major, é de que até agosto todas as escolas públicas municipais devem estar com o certificado.

O major diz que no caso das escolas maiores, a legislação exige um plano de segurança mais elaborado e com maiores detalhes. O comandante dos Bombeiros em Londrina, afirma que o trabalho só não será acelerado porque a instituição segue com suas atividades do dia a dia.

A secretaria Municipal de Educação não sabe ainda quanto será gasto para fazer as adequações em todas as escolas. Com equipe reduzida, apenas um engenheiro, a secretaria diz que vem trabalhando para acelerar as adequações, mas elas dependem de projetos o que acaba deixando o trabalho mais lento.

Comentários