QUINTA, 09/05/2019, 14:43

Corte federal vai comprometer término de obras, manutenção de bolsas de pesquisas e estágio na UTFPR de Londrina

O contingenciamento na unidade é de R$ 1 milhão e 600 mil no ano.

O diretor geral do campus Londrina, Sidney Alves, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) já sabe o que terá que ser cortado ou economizar na unidade diante do corte de orçamento, anunciado pelo governo federal. Ele afirma que, apesar do contingenciamento de 36,25%, um total de R$ 1 milhão e 600 mil por ano para a unidade local, ainda será possível manter a maioria dos contratos terceirizados, como limpeza, vigilância e insumos. Mas, haverá diminuição de eventos, de contratação de estagiários e de ajudas de custo, por exemplo, dos cursos de pós-graduação.

O diretor afirma ainda que, obras que estão em andamento no Campus serão prejudicadas. Ele explica que duas construções estão sendo bancadas pelo governo estadual. Mas, o dinheiro não é suficiente e a previsão de entrega é final do ano. Estava no planejamento, usar dinheiro próprio para finalizar os prédios e adequá-los aos cursos de Engenharia. Mas, agora, não vai sobrar dinheiro para este investimento.

Segundo o diretor, a não adequação desses espaços às normas do Ministério da Educação pode comprometer o reconhecimento dos cursos no próximo ano.

Estudantes do Campus Londrina fizeram um manifesto em frente a UTFPR nesta quarta-feira para protestar contra os cortes, que afetam também o investimento em bolsas de iniciação científica.      

Por Claudia Lima

Comentários