SáBADO, 15/01/2022, 12:20

Criança de Londrina é a primeira a receber a dose pediátrica contra Covid-19 no Paraná

Vacinação com doses pediátricas começam oficialmente a ser aplicadas nesta segunda-feira em todo o Estado

A pequena Isadora Libanio Despensieri, de 6 anos, foi a primeira criança do Paraná a receber a dose pediátrica da Pfizer no Estado. O ato simbólico foi realizado em Londrina no sábado (15) na CentroLab, ao lado do PAI, o Pronto Atendimento Infantil. Ao todo, 10 crianças com comorbidades ou deficiência permanente receberam o imunizante contra Covid-19 no evento que contou com a presença do secretário de Estado da Saúde Beto Preto. 

Gisele Libanio, mãe de Isadora aguardava ansiosamente pelo momento, diante da fragilidade imunológica da filha que tem uma síndrome genética rara. Ela se emocionou muito após ver a filha iniciando esse ciclo vacinal. 

Amanda Silva, mãe de Ana Laura, de 6 anos que tem síndrome de Down, também estava bastante ansiosa. Ela conta que confia na vacina e este momento era muito importante porque há seis meses ficou precocemente viúva após o marido ter morrido em decorrência da Covid-19. 

Em Londrina, são cerca de 200 crianças com comorbidades cadastradas que devem receber o imunizante nesta segunda-feira. O agendamento foi aberto também para crianças de 11 anos que completaram até dia 30 de junho de 2010. Segundo o secretário de saúde de Londrina Felippe Machado em Londrina 16 mil pais fizeram cadastros de crianças que tem 5 a 11 anos. Entretanto, segundo ele, a rede municipal e particular tem juntas quase 40 mil crianças nesta faixa etária. Então ainda há um percurso longo a percorrer na conscientização dessas famílias sobre a importância do calendário vacinal . 

Os pais ou responsáveis pelas crianças declaradas com comorbidades ou alguma deficiência física no cadastro prévio precisam entregar a documentação comprovando o quadro clínico do menor. A entrega do envelope com a declaração médica e documentos pessoais deve ser feita na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que fica na  Avenida Theodoro Victorelli, 103, em frente ao Boulevard Shopping.

O intervalo recomendado para a aplicação da vacina infantil contra a Covid-19 e aquelas constantes no esquema vacinal anual é de 15 dias. Quem estiver gripado não deve tomar a vacina contra o coronavírus. Além disso, todas as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis para serem imunizada
 

Por Guilherme Marconi

Comentários