SEGUNDA, 30/05/2022, 17:18

Criminosos invadem prédio do Conselho Tutelar da rua Belém, no centro de Londrina; celular do plantão foi levado pelos criminosos

Desde o início do ano, imóvel foi alvo de sete arrombamentos. Por conta da insegurança, a sede deve mudar de endereço em breve.

O prédio do Conselho Tutelar Centro, localizado na esquina da rua Belém com a avenida Leste-Oeste, em plena área central da cidade, voltou a ser invadido por ladrões na madrugada desta segunda-feira (30). Os criminosos entraram pelo forro, que está comprometido, e foram direto até a sala de uma das conselheiras, de onde foram levados o celular usado para receber as demandas do plantão e os passes de ônibus que são distribuídos aos adolescentes atendidos. Mais uma vez, quando a primeira funcionária chegou de manhã para trabalhar, encontrou o espaço todo revirado. É a sétima invasão registrada no prédio desde o início do ano.

As seis primeiras tinham sido registradas entre janeiro e fevereiro. Depois do sexto arrombamento, quando foram levados produtos de limpeza e até torneiras, a Guarda Municipal chegou a reforçar o patrulhamento na região, o que afastou os criminosos por algum tempo.

Normalmente, eles invadem o prédio atrás de objetos de valor deixados pelos funcionários e a fiação elétrica, que já teve que ser reposta cinco vezes nos últimos meses. A CBN conversou com uma conselheira tutelar que trabalha no local. Ela preferiu não gravar entrevistas. Pelo telefone, a servidora confirmou que as invasões são frequentes e que está com medo de ir trabalhar. Apesar de as invasões serem realizadas sempre quando o prédio está vazio, durante a madrugada, a funcionária lembrou que o Conselho Tutelar atende casos complicados, muitos violentos e relacionados a abusos, e que, como não há vigilância constante no local, as equipes ficam com medo de serem abordadas pelos suspeitos enquanto estão trabalhando.

Em março, o Conselho Tutelar Centro enviou um ofício ao poder público cobrando providências. As equipes pedem por um patrulhamento mais efetivo por parte da Guarda Municipal e, principalmente, que a Secretaria de Assistência Social transfira as atividades do órgão para um endereço mais seguro. A conselheira que aceitou conversar com a reportagem pelo telefone confirmou que a sede deve mudar de endereço em breve. Apesar disso, ela não soube dizer onde fica o novo prédio, tampouco quando essa mudança será realizada.

Procurada pela CBN, a Secretaria de Assistência Social não deu retorno até o fechamento desta reportagem.

Comentários