SEGUNDA, 07/12/2020, 06:00

Dados do Núcleo de Gestão Pública da UEL revelam que Londrina tem mais de 15 mil casos confirmados da Covid-19

Professora afirma que medidas de restrição podem ter evitado 10 mil casos a mais.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública da UEL (o Nigep) vem acompanhando a evolução dos casos em Londrina, Arapongas e na 17ª Regional de Saúde do Paraná. Os números mais recentes indicam crescimento nas confirmações da Covid-19 na região. Em Londrina, mais de 15 mil confirmações foram registradas até agora, enquanto Arapongas alcançou à marca de 5 mil diagnósticos positivos. Já na Regional de Saúde, os números chegam a mais de 25 mil.

De acordo com a professora Mariana Ragassi, que faz parte do Nigep, os dados revelam que Londrina nunca teve uma taxa de contaminação abaixo de 1, o que indicaria um cenário controlado. Mas a professora afirma que, no momento, a situação do município é melhor quando comparada a outras cidades do estado.

Ela ainda comenta que o número de casos em novembro foi maior que o mês de abril. Mesmo com a abertura de novos leitos de UTI e uma alta taxa de recuperação na cidade, a professora alerta que é preciso cautela.

Em uma semana em que o Estado do Paraná publicou dois decretos com novas medidas para a contenção da doença, Mariana Ragassi explica que, de acordo com o levantamento, a chamada lei seca, decretada pela Prefeitura de Londrina, em setembro deste ano, pode ter evitado mais de 10 mil novos casos.

O Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública é uma iniciativa Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Londrina busca acompanhar políticas públicas, compartilhá-las com a sociedade e sugerir melhorias na administração. Em parceria com as secretarias de saúde, o Nigep auxilia no monitoramento e análise da situação epidemiológica das cidades, além da participação em outros projetos em toda região.

Comentários