SEGUNDA, 06/03/2023, 17:34

Defensoria Pública presta atendimento a famílias que ficaram desalojadas em Bandeirantes após temporal

Rio transbordou e, segundo a Defesa Civil, invadiu mais de 270 casas. Órgão vai atuar ajudando a população a ter acesso a serviços básicos e com orientação jurídica.

A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) está acompanhando in loco a situação vivida pelas famílias que foram diretamente afetadas pelo temporal em Bandeirantes, no norte do estado, no domingo (5). Por conta das fortes chuvas - e da suspeita de uma tromba d'água - o Ribeirão das Antas transbordou e invadiu inúmeras residências. De acordo com estimativas da prefeitura, cerca de 270 famílias - ou mais de mil pessoas no total - ficaram desalojadas. Devido às inundações, foi decretado estado de calamidade pública no município.

A partir desta terça-feira (7), a Defensoria estará prestando atendimento presencialmente no município. O local, que foi destinado ao órgão pela prefeitura, fica no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, na rua Dino Veiga, número 29, no centro. 

O atendimento deve começar a partir da tarde e será prestado tanto por meio da equipe que atua em Cornélio Procópio quanto por meio do deslocamento da equipe que hoje atua no posto avançado da instituição que está localizado na Assembleia Legislativa (Alep), em Curitiba. Serão deslocadas duas assessoras para prestar orientação e assistência jurídica e também para auxiliar nos encaminhamentos quando se identificar que o serviço deve ser prestado por outro órgão ou instituição. A Defensoria também vai auxiliar a população no acesso a serviços básicos como benefícios da assistência social, atendimento na área da saúde e encaminhamento para emissão da 2a via de documentos que tenham sido levados pela água. 

Segundo a 1ª Subdefensora Pública-Geral do estado, Olenka Lins e Silva Martins, a instituição irá estudar e identificar, conjuntamente com a prefeitura e representantes dos grupos atingidos, quantas famílias estão desalojadas e necessitarão de assistência para acesso a programas de moradia. 

Os telefones da Defensoria Pública para mais informações são o (41) 99116-7724 e o (43) 99120-6782. Os números também são WhatsApp.

 

Com informações da assessoria de imprensa da Defensoria Pública do Estado.

Por Guilherme Batista

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