Defesa Civil emite alerta laranja para risco de tempestades em Londrina
Previsão indica chuvas intensas, ventos fortes e possíveis alagamentos. Órgão orienta população sobre como agir e reforça canais de atendimento
A Defesa Civil Municipal de Londrina emitiu um alerta laranja devido ao risco de tempestades na cidade. A previsão aponta chuva acumulada de até 100 milímetros, além de rajadas de vento que podem atingir 100 km/h, aumentando a possibilidade de alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores. O coordenador adjunto da Defesa Civil, Cilson de Lima Júnior, orienta que, em caso de ocorrência ou danos, a população entre em contato imediatamente pelo telefone 199.
Em casos de destelhamento, por exemplo, são disponibilizadas lonas emergenciais para proteger imóveis e pertences até que reparos sejam feitos. Já em alagamentos, a recomendação é que moradores registrem fotos e vídeos das áreas atingidas, a fim de auxiliar a equipe técnica na análise e no planejamento das ações.
Outro ponto destacado é a atenção com quedas de árvores. Quando o incidente afeta apenas a via pública, a Defesa Civil aciona os órgãos responsáveis para atendimento. Porém, se houver interferência em rede elétrica, é fundamental comunicar primeiro a Copel, e na sequência informar também a Defesa Civil, garantindo a segurança e o encaminhamento das medidas necessárias.
O coordenador adjunto da Defesa Civil ainda reforça que os atendimentos serão feitos por ordem de urgência.
Outra orientação importante é não tentar atravessar áreas alagadas, seja a pé ou de veículo. Situações desse tipo podem esconder buracos, correntezas e risco de choque elétrico.
O telefone da defesa civil é o 199, e o do corpo de bombeiros é o 193. Quedas de árvores sobre fiação elétrica devem ser comunicadas diretamente à COPEL, pelo telefone 0800 5100 116.