SEGUNDA, 29/05/2023, 08:00

Defesa Social anuncia instalação de totens de segurança no entorno do calçadão

Equipamentos serão implantados na Praça da Bandeira, na Concha Acústica e no Bosque Central, mas ainda não há prazo para que isso ocorra. Outros seis espaços, entre praças e locais de grande circulação de pessoas, também vão receber os dispositivos.

A Secretaria Municipal de Defesa Social prepara a instalação dos chamados totens de segurança, como o que foi implantado na Praça Dom Pedro I, na avenida Tiradentes, para melhorar a segurança na região do calçadão. De acordo com o secretário Pedro Ramos, os dispositivos, que têm um botão de emergência para o envio de denúncias e uma câmera 360 graus, serão instalados na Praça da Bandeira, na Concha Acústica e na entrada do Bosque Central pela avenida São Paulo. Ele também lembrou que a Guarda Municipal já conta com diversas câmeras de segurança instaladas na região para monitorar a movimentação das pessoas e coibir o registro de crimes. 

Apesar de ter anunciado a instalação dos totens, o secretário preferiu não estipular prazos para execução da melhoria. Tudo depende, conforme ele, da disponibilidade da empresa responsável pelos equipamentos que, após o período de testes na Praça Dom Pedro I, fechou um contrato de 36 meses com a prefeitura. O acordo prevê a instalação de 36 equipamentos a um custo de R$ 5,3 milhões. 

Outros espaços também já estão na lista do município para a instalação dos dispositivos, como o Complexo Esportivo do conjunto Maria Cecília, na zona norte; o Centro de Artes e Esportes Unificados no jardim Santa Rita, na região oeste; o Anfiteatro do Zerão; a praça Acquaville, na zona leste; e a rotatória das avenidas Ayrton Senna e Maringá, na região sul da cidade. Além dos tótens e das câmeras, segundo o secretário, o município pretende reavivar o programa Boa Praça, que prevê parcerias para que empresas façam a revitalização de praças e áreas de lazer e, em troca, coloquem publicidade nos espaços.

Por Guilherme Batista

Comentários