SEXTA, 08/10/2021, 10:07

Demora na resposta de pareceres de projetos é alvo de críticas na Câmara de Londrina

Vereadores alegam que a lentidão tem atrapalhado os trabalhos e começam a rejeitar prorrogações de prazo

O relacionamento entre os vereadores e a prefeitura teve a primeira grande estremecida do ano com a não aprovação do Conselho Municipal LGBTQIA+, proposto pelo prefeito Marcelo Belinati e rejeitado por 12 parlamentares.

De lá pra cá, as críticas ao Executivo têm subido, como nas duas últimas sessões, em que os vereadores reclamaram dos pedidos das secretarias municipais e conselhos em responderem pareceres de projetos em discussão na Câmara.

Nesta quinta-feira, por exemplo, foi rejeitado por unanimidade um pedido do Conselho Municipal de Saúde de mais 20 dias para responder sobre um projeto de lei que determina prazo indeterminado de validade para o laudo médico pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista.

O vereador Giovani Mattos criticou a demora nas respostas, que acabam travando a tramitação de projetos no Legislativo.

Lenir de Assis saiu em defesa dos conselhos, alegando que as reuniões são extensas e com uma pauta grande de assuntos a serem debatidos, o que justificaria alguns pedidos de adiamento para apresentação de parecer.

Já o vereador Santão afirmou que há um excesso nos pedidos de pareceres das comissões da Câmara, e defendeu maior autonomia nas tomadas de decisões envolvendo projetos.

Comentários