SEGUNDA, 09/11/2020, 06:45

Depois do Jardim da Saudade, cemitérios São Pedro e João XXIII também podem receber blocos verticais de jazigos em Londrina

No espaço da zona norte, o maior da cidade, estão sendo criadas 1.270 gavetas. As cem primeiras foram entregues na última semana.

A construção do chamado bloco vertical de jazigos no cemitério Jardim da Saudade, na zona norte de Londrina, entra em sua segunda etapa nos próximos dias. A primeira foi concluída na última semana, especificamente no Dia de Finados, com a entrega de cem das 1.270 gavetas previstas no projeto. Nesta segunda fase, a empresa contratada para executar a obra pretende concluir a construção de mais cem jazigos. O investimento total para a ampliação de vagas no cemitério gira em torno do R$ 1,6 milhão. O superintendente da Acesf, Leonilso Jaqueta, disse que, após a conclusão da obra no Jardim do Saudade, o maior da cidade, a autarquia tem a intenção de planejar a construção de outros blocos verticais nos cemitérios São Pedro e João XXIII.

Ele defendeu a utilização da estrutura, que, diferentemente das sepulturas tradicionais, segundo Jaqueta, ocupa menos espaço e, por isso, pode ser uma alternativa mais viável aos usuários.

As unidades que integrarão as quadras do novo cemitério verticalizado estão sendo construídas com placas pré-moldadas e revestimento de granito. A estrutura conta, ainda, com sistema de filtragem, e a execução, segundo a prefeitura, atende todos os requisitos sanitários e resoluções ambientais em vigência. Dos 1.270 jazigos em construção, serão entregues 570 para sepultamento adulto, 280 para infantil e mais 420 para ossário.

Por Guilherme Batista

Comentários