SEGUNDA, 13/03/2023, 14:54

Deputado pede instalação de cancelas e outros dispositivos de segurança para evitar novas tragédias nas linhas férreas

Cobra Repórter quer ainda a aprovação, com urgência, de um projeto de Lei de sua autoria que trata do tema e tramita na Alep há mais de três anos.

No requerimento, encaminhado ao ministro da Infraestrutura, Renan Filho, à Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte e à Agência Nacional de Transportes Terrestres, o deputado estadual Cobra Repórter, do PSD, pediu providências urgentes e a instalação de dispositivos de segurança nas passagens de nível das linhas férreas.

No acidente, em Jandaia do Sul, na manhã da última quinta-feira, três pessoas morreram, sendo duas delas crianças, outras cinco foram internadas em estado grave e mais de vinte pessoas, incluindo duas monitoras e o motorista do ônibus da APAE, foram hospitalizadas.

Apesar de toda a tecnologia que existe atualmente, o deputado diz que os trens seguem usando, apenas, as velhas buzinas e que nem o mato às margens da ferrovia está sendo cortado pela concessionária.

No requerimento encaminhado ao governo federal, o deputado pediu ainda a criação de um Grupo de Monitoramento para fiscalizar os equipamentos de segurança e o cumprimento dos contratos pelas concessionárias.

O documento também foi enviado  ao secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Cobra Repórter tem um projeto de Lei que tramita na Assembleia, desde 2019, e que propõe a modernização das passagens de trens, com a utilização, por exemplo, de sensores digitais de presença, cancelas automatizadas e sinalização com painéis de LED, além de outros dispositivos de alerta e até de bloqueio físico.

O deputado diz que vai conversar com o presidente da Alep, Ademar Traiano, ainda nesta segunda-feira, para pedir urgência na tramitação da proposta.

Comentários