Deputado por Londrina, Paulo Bernardo é nomeado em equipe de Lula
O ex-ministro nos governos Lula e Dilma, está entre os quatro nomes indicados da área das Comunicações
Paulo Bernardo está entre os quatro nomes escolhidos para equipe de transição na área de Comunicações. O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou nesta quinta-feira (10) mais nomes para integrar a equipe de transição do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT). Depois da ex-ministra Márcia Lopes anunciada para discutir o desenvolvimento social, agora o ex-deputado federal e ex-ministro, que também fez carreira política em Londrina apareceu na lista.
Os outros nomes dessa lista são Jorge Bittar, ex-deputado federal; Cezar Alvarez, ex-secretário-executivo do Ministério das Comunicações e Alessandra Orofino, especialista em economia e direitos humanos.
Paulo Bernardo entrou na política pelo sindicalismo como membro da diretoria do Sindicato dos Bancários do Paraná. Filiou-se no PT em 1984 e foi deputado federal eleito pelo Paraná em três legislaturas (1991–1995, 1995–1999 e 2003–2005).
Neste período também exerceu os cargos de Secretário de Fazenda do Estado do Mato Grosso do Sul entre janeiro de 1999 e dezembro de 2000 e de secretário de Fazenda da prefeitura de Londrina, entre janeiro de 2001 e março de 2002
Bernardo foi ministro do Planejamento no governo Lula e das Comunicações no governo Dilma Roussef (PT). Em 2016, ele ficou preso por seis dias, sob suspeita de desvio de recursos do Planejamento na Operação Custo Brasil. O processo não avançou. É ex-marido da atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann.