DER conclui licitação para a construção do viaduto da PUC, em Londrina
Obras vão custar R$ 28 milhões. Contrato será assinado ainda este mês.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) publicou nesta segunda-feira (18) o resultado final da licitação para a construção do chamado viaduto da PUC, que deverá ser erguido na BR-369, em frente ao campus da universidade particular, na zona oeste de Londrina, na saída para Cambé. A obra vai garantir a ligação entre as avenidas Jockey Clube e Cruzeiro do Sul, e as ruas Geraldo Rodrigues e das Indústrias, sem interferência no tráfego de veículos que passam pela rodovia federal
O resultado representa a decisão final do DER após a análise de todos os recursos e questionamentos apresentados pelas empresas participantes. O processo mantém como vencedora do certame a empresa Gaissler Moreira Engenharia Civil Eirelli, que vai realizar a obra em consórcio com as empresas Legnet Engenharia Ltda e Vitis Engenharia Ltda. Elas vão elaborar o projeto básico e o projeto executivo, além de executar a obra, a um custo de R$ 28 milhões. O valor foi atingido após negociação com o DER durante a sessão de disputa de lances. O processo agora segue para homologação e posterior assinatura de contrato, o que deve ocorrer ainda este mês.
O consórcio terá três meses para elaborar o projeto e depois mais um ano para executar as obras. Ou seja, caso o cronograma seja cumprido, o procedimento ficará pronto ainda em 2023. O viaduto é importante para melhorar o vai e vem de veículos na BR-369 principalmente durante os horários de pico e, ainda, simplificar a locomoção de motoristas pelos bairros da zona oeste da cidade. A intervenção também vai facilitar a chegada ao campus da PUC e o acesso a empresas e indústrias que ficam localizadas na região do pool de combustíveis.
O deputado estadual Tercílio Turini, que acompanha o processo para a construção do viaduto há mais de dez anos, foi avisado pela CBN nesta segunda-feira sobre o resultado final da licitação. Ele comemorou a conclusão do certame, e disse esperar que as obras tenham início o mais rápido possível.
A obra prevê a elevação da BR-369 e a execução de passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias, permitindo a entrada e a saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local do de longa distância. O contrato, para o início da elaboração dos projetos, deve ser assinado ainda este mês.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.