QUARTA, 07/09/2022, 12:00

Desfile de 7 de Setembro é cancelado por conta de mau tempo, em Londrina

Outros municípios da região também tiveram que alterar programação. Mesmo com chuva, Grito dos Excluídos foi realizado, na zona norte.

A chuva que atingiu Londrina na madrugada de quarta-feira (7) e prosseguiu ao longo da manhã com pancadas, fez com que a prefeitura cancelasse o desfile que celebraria o bicentenário da Independência do Brasil.

Toda a estrutura já estava montada na avenida Leste-Oeste. A expectativa era de que cinco mil pessoas participassem e mais de 10 mil londrinenses comparecessem para assistir ao evento. Este seria o primeiro desfile promovido desde a pandemia do coronavírus.

No entanto, a programação acabou sendo suspensa. Por volta das 9h, autoridades foram até o local para participar do hasteamento da bandeira e para o hino nacional.

Outras entidades e organizações também estiveram presentes, como é o caso de algumas escolas cívico-militares que estavam inscritas para participarem do desfile, como explica Maria Tereza Paschoal de Moraes, secretária municipal de Educação.

O tradicional Grito dos Excluídos foi realizado, apesar da chuva. Neste ano, o ato foi organizado na região norte de Londrina.

O padre Dirceu Luiz Fumagalli, um dos coordenadores da ação, explica que edições anteriores também já foram realizadas em outros locais. Desta vez, a decisão foi tomada como forma de evitar possíveis atritos, diante do atual cenário de polarização.

Com o tema “200 anos da independência para quem?”, ele explica que a iniciativa busca trazer uma reflexão sobre direitos, diálogo e inclusão.

O mau tempo que foi registrado na região também comprometeu o Desfile de 7 de Setembro em outros municípios. Em Apucarana, o evento foi adiado para o período da tarde. Já em Rolândia, Primeiro de Maio e Cornélio Procópio, as apresentações foram transferidas para domingo (11). A prefeitura de Arapongas está estudando uma nova data para realização do desfile cívico.

 

Comentários