Desfile de 7 de Setembro reúne milhares de pessoas em Londrina
O evento marcou a volta do desfile que não foi realizado em 2020 e 2021 por causa da pandemia e no ano passado foi cancelado por causa da chuva
O tradicional desfile de 7 de Setembro, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, reuniu milhares de pessoas na manhã desta quinta-feira, na avenida Leste Oeste. 46 comitivas desfilaram, cerca de 4700 pessoas, entre bandas e fanfarras, estudantes, representantes de forças de segurança, membros de organizações não governamentais, atletas, idosos e profissionais da cultura. A secretária municipal de educação, Maria Thereza Paschoal de Moraes, comemorou a volta do desfile após 3 anos.
Para facilitar a organização do desfile, a Secretaria Municipal de Educação enviou a todas as instituições participantes uma lista com a ordem e mapas com o percurso. As ruas no entorno da avenida Leste Oeste foram bloqueadas e o trânsito desviado para evitar transtornos. O prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, aprovou a volta do desfile.
Quem também comemorou a volta do desfile de 7 de Setembro foi Felipe Presti, de 12 anos. Desde pequeno, o estudante vai ao evento levado pelos pais. Este ano foi ainda mais especial para Felipe que desfilou com o colégio militar onde estuda.
Ainda teve espaço para o Grito dos Excluídos que reuniu sindicatos e movimentos de trabalhadores. A professora de português Marcia Cristina dos Santos fez questão de participar, para pedir justiça para todos.
Para alguns cidadãos, como o aposentado Laércio Pradal este não é o momento de protestar e sim celebrar o país.