QUARTA, 28/01/2026, 16:26

Detran-PR acaba com a exigência de baliza no exame prático para a CNH

Mudança visa reduzir índices de reprovação e focar no comportamento do condutor no trânsito; novas regras também incluem renovação gratuita para bons motoristas e ajustes na prova teórica

O Detran do Paraná vai mudar as regras do teste prático para quem busca a primeira habilitação. A principal novidade é o fim da exigência da baliza. De acordo com o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda, as novas normas vão valer em todo o estado e serão oficializadas por meio de uma portaria.

Com a mudança, a prova prática passa a avaliar principalmente o comportamento do candidato no trânsito. Entre os pontos observados estão o respeito à sinalização e à preferência, o controle do veículo, aceleração e frenagem, uso correto da seta e dos equipamentos de segurança.

A retirada da baliza tem como objetivo reduzir o alto índice de reprovação. Em uma amostragem feita em Curitiba, mais de 90% das reprovações ocorreram por erro nessa manobra. Hoje, metade dos candidatos acaba reprovada no teste prático.

O Detran-PR também adotou mudanças na renovação da carteira de motorista. Desde janeiro, condutores sem pontos na CNH nos últimos 12 meses e cadastrados como bons condutores podem renovar a habilitação automaticamente e sem custos, com emissão gratuita da CNH Digital. A medida não vale para motoristas com 70 anos ou mais e, a partir dos 50 anos, pode ser usada apenas uma vez.

No exame teórico, o tempo de prova passou de 50 para 60 minutos. Houve ainda ajustes para candidatos com dislexia, TDAH ou TEA e redução do número mínimo de acertos. O Detran trabalha na integração com o novo banco nacional de questões.

As aulas práticas também foram alteradas, com redução da carga horária mínima e autorização para que as autoescolas já adotem o novo modelo. Outra novidade é a possibilidade de contratação de instrutores autônomos para as categorias A e B.

Entre outras mudanças, deixou de existir o prazo máximo de 12 meses para concluir o processo de habilitação. O Detran do Paraná estuda ainda permitir que o motorista aprovado escolha apenas a CNH Digital gratuita, sem a obrigatoriedade do documento impresso.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários