Dezembro fecha com saldo negativo de 1.207 postos de trabalho em Londrina
Dados do Caged mostram que três setores foram responsáveis pelos desligamentos no último mês do ano de 2021.
Os segmentos de serviços, construção civil e indústria foram os responsáveis pelas demissões no mês de dezembro em Londrina e região. Dados do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados mostram que o saldo foi negativo de 1.207 vagas no último mês do ano.
O setor de serviços lidera com saldo negativo de 641 vagas, seguido da construção civil com queda de 339 postos de trabalho e a industrial com menos 254 empregos formais. Só o comércio apresentou no último dezembro ligeiro aumento de 27 postos de trabalho, sem grandes demissões e admissões.
Segundo o economista e professor da UTFPR, Marcos Rambalducci, a dinâmica de evolução do trabalho justifica o número de demissões no final do ano quando os setores da indústria e construção encerram algumas atividades e enxugam o quadro de colaboradores.
Apesar da queda em dezembro, Londrina encerrou o ano de 2021, com saldo positivo 7.927 postos de trabalho.
Considerando os municípios de Arapongas, Cambé, Ibiporã , Londrina e Rolândia e, os maiores da região metropolitana, o saldo negativo foi de menos 2.229 postos de trabalho, só na indústria foram menos 885 vagas.