Dia de Finados: 50 mil pessoas devem passar pelos cemitérios de Londrina neste sábado (02)
Ao todo são 13 cemitérios municipais, sendo cinco localizados na área urbana e oito distritais.
A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), lembra toda a população de Londrina que é permitida somente a colocação de vasos de flores naturais, sem a embalagem plástica que os envolve. As plantas artificiais são proibidas, pois elas podem acumular água parada, que serve de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outra doenças.
De acordo com o superintendente da Acesf, Leonilso Jaqueta, no Dia de Finados, toda a equipe de servidores da Acesf trabalhará nos cemitérios municipais, realizando orientações sobre descarte de embalagens plásticas, auxiliando na localização de jazigos e tirando dúvidas dos visitantes.
Os cemitérios Jardim da Saudade, São Pedro, João XXIII e Padre Anchieta foram georreferenciados, permitindo que o cidadão consulte, no site da Acesf, tanto a numeração do jazigo quanto a sua localização exata, exibida em um mapa. Essa ferramenta visa a facilitar a localização de jazigos por parte dos visitantes, além de ser uma ferramenta importante no trabalho do dia a dia dos cemitérios.
Foram confirmadas missas nos seguintes locais e horários no Dia de Finados: Cemitério São Pedro, às 9h; Cemitério João XXIII, às 9 h; Cemitério Padre Anchieta, às 9h; Cemitério Jardim da Saudade, às 9h; Cemitério Distrital de Irerê, às 9h30; Cemitério Distrito de Paiquerê, às 8h. Demais cemitérios distritais celebrarão nas respectivas igrejas.
Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone (43) 3372-7881.