QUARTA, 10/06/2020, 18:46

Direção dos Correios garante que tomou medidas para preservar saúde de funcionários de Centro de Distribuição de Londrina

Mas, diretor do sindicato da categoria, que pediu fechamento da unidade à justiça, insiste na testagem de todos os 100 trabalhadores e diz que diversos funcionários tiveram contato com as seis pessoas confirmadas para a doença e ainda não fizeram exames.    

No pedido de fechamento do Centro de Distribuição Domiciliar da rua Bahia, na área central de Londrina, protocolado na Justiça no início dessa semana, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná, alega uma série de problemas na unidade. De acordo com a entidade que representa a categoria no estado, seis funcionários do chamado CDD foram confirmados para a Covid-19. Eles foram afastados, mas alguns dos que tiveram contato com eles continuaram trabalhando.

A direção do sindicato diz ainda que o centro, que tem cerca de cem trabalhadores, passou apenas por uma higienização e voltou a funcionar logo depois. A entidade alega também que muitos funcionários, da própria empresa e terceirizados, não têm plano de saúde, nem condições de pagar por exames para a doença.

A reportagem da CBN Londrina foi atrás de uma resposta dos Correios, que veio por meio de nota. No documento, a direção da empresa no Paraná informa que, desde março, vêm adotando medidas de proteção à saúde dos empregados, clientes e fornecedores. Além de intensificar as orientações de higiene e limpeza de ambientes e equipamentos e que todos têm acesso a álcool gel e máscaras laváveis.

A direção regional dos Correios informou ainda que instalou painéis de acrílico em mais de 5 mil guichês de atendimento por todo país e que acompanha a saúde dos empregados. Na nota, a empresa afirma também que as orientações para o afastamento de empregados com suspeita da doença seguem válidas e informa ainda que tem feito a sanitização das unidades.

Sobre o centro de distribuição de Londrina, a nota informa que a unidade foi fechada no dia 1º de junho, por uma semana, logo após as confirmações dos casos de Covid, para sanitização de todos os espaços e voltou a funcionar na última segunda-feira, 8.

Mas, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Paraná, Oséias Bravo, diz que houve casos de funcionários da unidade, que testaram negativo para a doença e voltaram ao trabalho antes disso, ainda no fim da semana passada.

Ainda de acordo com a nota enviada pela direção dos Correios no Paraná, os empregados também foram “orientados” a fazerem os exames.

O diretor do Sindicato diz que alguns funcionários que tiveram contato com os trabalhadores confirmados para a Covid-19 não foram afastados, nem fizeram os testes. Oséias Melo afirma também que o local tem grande circulação de trabalhadores e que no pedido à justiça a entidade solicitou, além da interdição do Centro de Distribuição, a testagem de todos os 100 funcionários da empresa, inclusive os terceirizados. E para fazer o exame pelo SUS, só se a pessoa tiver sintomas da Covid-19

Além do pedido feito à justiça para o fechamento do Centro de Distribuição Domiciliar, o sindicato dos funcionários dos Correios também denunciou a situação ao Ministério Público do Trabalho e quer que seja feita uma fiscalização rigorosa na unidade.

Fizemos mais um contato com a direção dos Correios em Curitiba, mas até o fechamento da reportagem não tivemos retorno.

Comentários