Diretor de sindicato dos trabalhadores públicos da Saúde diz que mudança na gestão de hospitais de Londrina pode comprometer atendimento à população
Entidades vão realizar manifestações neste sábado, em frente às unidades, para protestar contra medida.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), anunciou, no início desta semana, um projeto que prevê a mudança na administração dos hospitais da Zona Norte e da Zona Sul de Londrina. A notícia veio na última terça-feira. Em entrevista à CBN Londrina, o secretário Beto Preto afirmou que, entre outras medidas, as unidades passariam a ter uma nova gestão, desta vez, pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas). Até então, a administração dos hospitais era feita pela Sesa.
O anúncio repercutiu na Câmara de Vereadores de Londrina. A presidente DA Comissão de Seguridade Social, Lenir de Assis, demonstrou preocupação a respeito da possibilidade da alteração dificultar o acesso da população às unidades, que poderiam se tornar referenciadas.
Eliel Joaquim dos Santos, membro do Conselho Estadual de Saúde do Paraná, e diretor colegiado do Sindicato que representa os trabalhadores públicos federais da Saúde, Trabalho e Previdência Social (SindPRevs), explica que a transição poderia comprometer os atendimentos de Saúde, que passariam a ser realizados, por meio de encaminhamento de outros serviços, como Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Ele aponta ainda que a mudança na gestão também traz preocupação quanto à reposição do quadro de funcionários dos hospitais integrados à Fundação. Por outro lado, a Sesa, que já estuda a proposta desde 2019, afirma que a alteração deve trazer mais agilidade às contratações e ampliar os atendimentos de Saúde.
De acordo com o sindicalista, na manhã deste sábado (4), lideranças e entidades representativas vão realizar manifestações silenciosas em frente às duas unidades, para protestar contra a inclusão das instituições na Funeas.
A Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná é uma instituição de beneficência social e sem fins lucrativos que atua junto à Secretaria de Saúde do Paraná. A expectativa é de que a transferência da gestão dos hospitais da Zona Norte e Zona Sul de Londrina seja concluída em um prazo de 60 dias.