Doado por empresário, projeto da Taxiway deve ser entregue depois do Carnaval
Estrutura deve otimizar pousos e decolagens, reduzir tempo de espera e pode dobrar eficiência das operações aéreas
O prefeito Tiago Amaral anunciou avanços no projeto de implantação da taxiway no Aeroporto Governador José Richa, o que deve ampliar a capacidade operacional e melhorar a eficiência das operações aéreas do terminal. A iniciativa surge após a entrega recente do sistema ILS e representa mais uma etapa no processo de modernização da infraestrutura aeroportuária local.
Segundo Amaral, a pista de taxiamento vai permitir maior fluidez nas operações de pouso e decolagem, reduzindo o tempo de espera das aeronaves e aumentando a utilização da pista principal.
O projeto avançou após a obtenção do estudo técnico necessário para viabilizar a obra. De acordo com o prefeito, a elaboração foi possível por meio de parceria com a iniciativa privada, incluindo a participação de Alfons Gardemann, presidente do Conselho da indústria Pado, que viabilizou a doação do projeto técnico e deve ser entregue logo após o Carnaval.
A partir dessa etapa, o poder público discute qual será o modelo de execução da obra. Entre as alternativas avaliadas estão a inclusão da intervenção como aditivo no contrato da concessionária responsável pelo aeroporto ou a captação de recursos junto aos governos estadual e federal.
A nova estrutura vai permitir que aeronaves permaneçam em posição de prontidão para acessar a pista assim que outra operação for concluída. A medida tende a otimizar a logística aeroportuária, reduzir atrasos e aumentar a eficiência do tráfego aéreo.