Dos municípios vizinhos de Londrina, Cambé é o mais atrasado com apenas 31% do público vacinado contra a Poliomielite.
Municípios estão buscando estratégias para ampliar cobertura da imunização entre crianças de 1 a 4 anos
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite segue até o dia 30 de setembro. Apesar disso, a procura tem sido baixa na cidade de Cambé. Até o momento, cerca de 31% do público-alvo foi atendido. Este percentual representa cerca de 1.700 doses utilizadas.
Diante deste cenário, a Secretaria de Saúde do município tem estudado novas estratégias para ampliar a cobertura vacinal contra a poliomielite na cidade, como explica Isabela Salvadego, do Departamento de Epidemiologia da pasta.
Em Cambé, todas as UBSs estão administrando o imunizante. Os locais funcionam das 8h às 18h30 e não há necessidade de agendamento. Mas, é preciso levar documentos pessoais da criança e dos pais ou responsáveis, além da carteirinha de vacinação.
Isabela Salvadego considera que a conscientização é um dos principais desafios para aumentar a cobertura de imunização na cidade.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rolândia, mais de 2.300 crianças do município receberam a vacina que protege contra a paralisia infantil. O número corresponde a 64% do público-alvo da campanha, na cidade.
Apesar disso, cerca de mil pequeninos ainda não receberam o imunizante. Para tomar a gotinha, não é preciso marcar horário. Basta se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h. A orientação é para levar a carteirinha de vacinação e o Cartão SUS.
Já na cidade de Ibiporã, 48,4% das crianças de 1 a 4 anos foram imunizadas contra a Polio, o que representa cerca de 1.300 doses. A Secretaria de Saúde do município tem pensado diferentes formas de ampliar a cobertura vacinal deste público.
Entre as iniciativas, estão a busca ativa e a ampliação do horário de atendimento de algumas UBSs em determinados dias. Neste sábado (17), por exemplo, as unidades La Fontaine, São Rafael e Centro de Saúde estarão abertas das 8h às 13h. Além disso, a pasta também está organizando ações nas escolas.
Durante a semana, todos os postos fazem a administração da vacina, durante o horário de funcionamento. Não é preciso agendar. No momento da imunização, deve-se apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento e a carteirinha de vacinação.