QUARTA, 28/09/2022, 18:56

Eleições 2022. Aplicativo da Justiça Eleitoral recebe recorde de denúncias

Em um único dia, na sexta-feira, 23 de setembro, o Pardal, que pode ser baixado gratuitamente, registrou mais de 1.200 denúncias.

Desde que começou a funcionar, no dia 16 de agosto, já com a versão atualizada, o aplicativo Pardal recebeu mais de 24 mil denúncias de vários tipos, de propaganda eleitoral irregular, compra de votos, abuso de poder econômico e político, uso da máquina pública para fins eleitorais e ainda uso indevido dos meios de comunicação.

Todas elas, de acordo com a Justiça Eleitoral, deram origem a quase 6.800 processos judiciais. Na última segunda-feira, por exemplo, o aplicativo ultrapassou a média diária de mil denúncias em uma semana, pela primeira vez nestas Eleições Gerais. E o Pardal também bateu recorde de denúncias em um único dia, 1.235, na sexta-feira 23 de setembro.

Criado em 2014, o aplicativo traz uma novidade este ano: a possibilidade de gerar estatísticas a partir das informações recebidas. As denúncias feitas pelo Pardal são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral e devem ter, obrigatoriamente, o nome e o CPF do cidadão que encaminhou o material, além de vídeos, fotos ou áudios que indiquem a existência do fato.

O coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor de Londrina, juiz Maurício Boer, diz que o aplicativo é muito fácil de ser usado e explica que apenas as denúncias de propaganda irregular nas ruas são de responsabilidade da Justiça Eleitoral aqui da cidade.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o denunciante tem o sigilo de suas informações pessoais garantido. O Pardal está disponível para download gratuito nas lojas virtuais da Apple Store e no Google Play e ainda em formulário web nos Portais da Justiça Eleitoral.

Comentários