TERCA, 16/08/2022, 08:43

Eleições 2022: Começou oficialmente a campanha eleitoral hoje.

No Paraná, são 9 candidatos ao governo, 10 ao Senado e quase 1.500 candidaturas de deputados e deputadas estaduais e federais. 

Os candidatos a todos os cargos públicos já podem pedir votos a partir desta terça-feira. Estão liberados os comícios, distribuição de materiais gráficos, fazer caminhadas e divulgar propaganda na internet e em jornais. Já os programas partidários na TV e no Rádio começam no dia 26 de agosto, sexta-feira da próxima semana. 

Já o prazo de registro de candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral encerrou no final da tarde de ontem. São mais de 1500 candidatos no Paraná, sendo nove ao governo do Estado, nove vices, 10 ao Senado, 626 candidatos disputando 30 cadeiras paranaenses na Câmara de Deputados e 872 estão na disputa por 54 cadeiras na AL (Assembleia Legislativa). À Presidência da República serão 12 candidatos. 

Registraram a candidatura ao Palácio Iguaçu os seguintes nomes: Adriano Teixeira (PCO), Angela Machado (PSOL), Joni Correia (DC), Ivan Bernardo (PSTU), Ratinho Junior (PSD), Ricardo Gomyde (PDT), Roberto Requião (PT), Solange Bueno (PMN) e Vivi Motta (PCB). 

Ao Senado foram confirmados 10 candidatos: Aline Sleutjes (Pros), Alvaro Dias (PODE), Eneide Desiree (PDT), Dr. Saboia (PMN), Laerson Matias (PSOL/REDE), Orlando Pessuti (MDB), Paulo Martins (PL), Roberto França Junior (PCO), Rosane Ferreira (PV, PCdoB, PT) e Sergio Moro (União)

Segundo o calendário eleitoral, 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é a data-limite para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, examinados e julgados pelos respectivos tribunais eleitorais.  

Eleitoras e eleitores podem acompanhar o andamento dos registros pelo sistema DivulgaCandContas, na página de cada candidato ou candidata. Desenvolvida pelo TSE, a ferramenta apresenta informações detalhadas sobre cada um deles, tais como certidões criminais e declaração de bens. 

Por Guilherme Marconi

Comentários