Em 1h30 de tempestade, 440 raios caíram em Londrina; clarão "laranja" chama a atenção
Segundo o Simepar, as descargas elétricas são comuns durante a chuva forte que atingiu a cidade na noite desta quarta-feira
A chuva forte que atingiu Londrina na noite desta quarta-feira (30) veio acompanhada de muitas descargas elétricas. De acordo com informações do Simepar, em pouco mais de 1h30, num raio de 20 km partindo do centro da cidade, 440 raios foram registrados pelo sistema. O número expressivo justifica as imagens postadas nas redes sociais que mostram o céu do município preenchido por diversos clarões, muitos deles seguidos pelos estrondos característicos dos trovões.
Apesar da grande quantidade de raios, nenhuma intercorrência relacionada às descargas elétricas foi registrada na cidade. Boa parte dos registros foi na área central, onde os prédios contam com para-raios. Acidentes, quando são registrados, acontecem na área rural ou em descampados. Mas não há registros de que isso tenha acontecido. Segundo o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri, o fenômeno é comum durante o registro de chuvas causadas pela chegada de uma frente fria, que é o caso da precipitação registrada na noite desta quarta-feira.
Muitas pessoas também usaram as redes para relatar que foram surpreendidas por clarões da cor laranja durante o temporal. O meteorologista do Simepar garantiu que isso é comum principalmente no período noturno e no perímetro urbano, quando o fenômeno é influenciado pelas "cores" das luzes e da iluminação do entorno e dos imóveis dos próprios moradores.