QUINTA, 28/10/2021, 18:22

Em 28 dias, Londrina aplicou mais de 8.600 doses em Campanha de Multivacinação

Secretário de Saúde destaca que imunizantes continuam disponíveis nas UBS’s do município e pede apoio da população para que cobertura vacinal volte a crescer.

De acordo com o balanço parcial divulgado pela prefeitura nesta semana, a Campanha de Multivacinação em Londrina registrou 8.657 doses administradas ao longo do mês de outubro. Os dados são da última terça-feira (27).

A ação foi lançada pelo Ministério da Saúde no início do mês com o intuito de atualizar a imunização de crianças e adolescentes com menos de 15 anos. Para isso, foram disponibilizadas 18 vacinas diferentes, que protegem de doenças como poliomielite, rubéola, caxumba, tétano e sarampo, por exemplo.

A campanha se encerrou nesta quinta-feira (28). Na cidade, todas as Unidades Básicas de Saúde estavam participando da ação, com exceção dos pontos de referência para atendimento de casos suspeitos do coronavírus. No segundo sábado do mês, a prefeitura também realizou o Dia D da Multivacinação, no qual 1.459 pessoas foram atendidas.

Segundo os dados informados pela pasta, a maior parte das aplicações, ao longo de outubro, foram feitas em crianças de zero a um ano, com 4.009 doses. Em seguida, o público entre um e quatro anos contabilizou 2.859 vacinas administradas. Outras 1.789 unidades foram utilizadas para imunização da faixa etária dos cinco até os menores de 15 anos.

O secretário municipal de Saúde Felippe Machado aponta que, mesmo com o fim da Campanha, as doses continuam sendo ofertadas nas UBS’s. Ele destaca a importância do apoio dos londrinenses à vacinação e lembra que os imunizantes ajudam a evitar que doenças já controladas voltem circular.

Como exemplo desta preocupação, ele cita os casos de sarampo que foram identificados no estado em 2019, após duas décadas sem notificações da doença. O secretário afirma que ao longo dos últimos anos, a cobertura vacinal da população apresentou uma redução, o que pode ter contribuído para as confirmações.

Apesar disso, Machado avalia que com a queda nos índices relacionados à pandemia, as ações de prevenção a doenças devem se intensificar em Londrina. Parte desta estratégia consiste na vacinação dos londrinenses.

A população pode consultar a lista de Unidades Básicas de Saúde do município no site saude.londrina.pr.gov.br. Na página, também é possível conferir o telefone para contato e o horário de atendimento de cada um dos locais.

Comentários