Em Curitiba, prefeito Marcelo Belinati anuncia três novas UPAs em Londrina
Recursos liberados pelo Governo do Estado são de aproximadamente R$ 8 milhões. Novos espaços devem ficar nas regiões norte, sul e leste da cidade.
Londrina deve ganhar mais três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A notícia foi divulgada pelo prefeito Marcelo Belinati, na noite de segunda-feira (30). No vídeo, publicado nas redes sociais, ele faz o anúncio ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Jr, que liberou os recursos necessários para as obras. A expectativa é que os espaços sejam construídos nas regiões norte, sul e leste.
Segundo Ratinho Jr. o orçamento previsto para a construção das três novas UPAs é de aproximadamente R$ 8 milhões.
As Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24 horas e são referências para atendimento de casos de urgência e emergência. Os espaços contam com estrutura para radiologia e diagnóstico laboratorial. Além disso, em casos de alta complexidade, o paciente pode ser encaminhado para outros locais para continuidade dos procedimentos.
O governador destacou a importância da cidade de Londrina para o estado e disse que a medida vai contribuir para que os serviços de Saúde fiquem mais próximos da população.
Londrina conta com duas Unidades de Pronto Atendimento, atualmente. São elas a UPA do Jardim do Sol e a do Jardim Sabará, que foi referência para casos respiratórios, por conta da pandemia da Covid-19, e retornou ao funcionamento normal no início de maio após mais de dois anos atuando como principal ponto de atendimento para sintomas relacionados à doença.