SEGUNDA, 06/01/2020, 07:03

Em epidemia de dengue, Florestópolis tem semana de mutirão com servidores das Regionais de Saúde de Londrina e Apucarana

Aumento na circulação do sorotipo 2 da doença, responsável por mais de 60% dos casos no Paraná, acendeu sinal de alerta na Sesa.

Um esforço para melhorar os números da dengue na região norte do estado. Com pouco mais de 11 mil habitantes, a pequena Florestópolis, é um dos 10 municípios paranaenses em situação de epidemia da doença, com 101 casos confirmados no último boletim epidemiológico da Sesa. A cidade foi a quarta a ser visitada pelo secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, nas últimas semanas.

Com os números da dengue avançando, principalmente aqui na região norte, a estratégia da pasta é intensificar os mutirões de limpeza e a busca por criadouros do mosquito. Segundo a Sesa, vão participar do mutirão em Florestópolis, a partir desta terça-feira, servidores das Regionais de Saúde de Londrina e Apucarana.

Segundo o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, a ideia é fazer um trabalho de campo por toda a cidade e convocar as pessoas a participarem do mutirão de combate aos focos do mosquito.

Em todo o estado já são quase 3.300 casos confirmados da doença.  E a circulação crescente do sorotipo 2 da dengue, que é mais resistente, acendeu a luz de alerta Na Secretaria.

De acordo com Beto Preto, mais de 60% dos casos registrados no Paraná foram causados pelo sorotipo 2 do vírus da doença.

Um município é declarado em situação de epidemia quando registra 300 casos para cada 100 mil habitantes.

Comentários