Em live, prefeito reconhece aumento expressivo de casos, mas garante que taxa de ocupação de leitos Covid ainda está sob controle em Londrina
Atualmente, cerca de 80% das vagas de UTI estão sendo usadas, praticamente metade delas por pacientes de outras cidades. Marcelo Belinati também criticou o desrespeito de parcela da população que continua se reunindo em eventos e festas.
Em duas semanas, a chamada média móvel de casos de coronavírus praticamente dobrou em Londrina, indo de 119 para 221. O aumento expressivo foi confirmado pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, na live realizada pelo prefeito Marcelo Belinati nas redes sociais durante a noite desta terça-feira (22). Outros dados importantes divulgados envolvem a taxa de ocupação de leitos exclusivos para pacientes Covid e os casos ativos, atualmente em 390 na cidade. Belinati confirmou a informação de que 100% dos 46 leitos do Hospital Evangélico, sendo 36 de enfermaria e 10 de UTI, estão ocupados, mas lembrou que todos eles são particulares. Já em relação às vagas SUS da Terapia Intensiva, atualmente divididas entre o HU e o Hospital do Coração, cerca de 80% estão ocupadas no momento: 44,19% por pacientes de Londrina e outros 34,88% por moradores de cidades da região. Belinati garantiu que, apesar do aumento exponencial, a doença continua sob controle no município. Apesar disso, ele alertou que a população precisa continuar fazendo a parte dela.
Outra situação citada pelo prefeito envolve o desrespeito de uma parcela da população, que, segundo ele, continua se reunindo em eventos e festas. Somente no último final de semana, a Guarda Municipal precisou fechar pelo menos vinte espaços, entre bares e restaurantes, que estariam desobedecendo o decreto estadual do toque de recolher e que proíbe eventos com mais de dez pessoas.
Prefeito e secretário também pediram para que a população tome cuidado durante as festas de final de ano. Segundo Belinati, o município deve lançar uma cartilha nos próximos dias com dicas e orientações para famílias que devem se reunir entre o Natal e o Ano Novo, principalmente para aquelas que têm idosos entre os integrantes. Ele garantiu, ainda, que a Guarda Municipal estará de prontidão no período para coibir excessos.
Outro pedido feito pelo prefeito é para que as pessoas procurem os postos de saúde dos bairros, exclusivos para casos de coronavírus, antes de irem até a UPA do jardim Sabará, que, nos últimos dias, tem enfrentado um cenário crítico de lotação.