Em live, prefeito reitera importância da vacinação e confirma tendência de queda dos números do coronavírus em Londrina
Apesar disso, ele alerta que é preciso continuar com os cuidados redobrados para evitar uma terceira onda da doença
O prefeito Marcelo Belinati realizou na noite deste domingo (18) mais uma live nas redes sociais para atualizar os números do coronavírus em Londrina. Ao lado do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ele voltou a ressaltar a importância da campanha de vacinação contra a Covid-19, que ganhou novo fôlego nos últimos dias após a chegada de uma nova remessa de doses. Londrina vacinou, até o momento, 93.828 pessoas, sendo que 30.570 delas já receberam as duas doses do imunizante.
Atualmente, a vacina é oferecida para profissionais das forças de segurança e idosos de 65 anos. A expectativa é de que essa faixa-etária caia nos próximos dias. O secretário de Saúde fez um alerta às pessoas que perderam o prazo para tomar a segunda dose da vacina, dizendo que é preciso ter atenção aos prazos.
Machado lembrou que, nos últimos dias, o município também passou a fazer o agendamento das segundas doses da vacina Astrazeneca e, junto com o prefeito, repassou orientações sobre o que o interessado precisa fazer para realizar o agendamento.
O prefeito também confirmou que os números do coronavírus estão em queda na cidade. A média móvel de casos, por exemplo, caiu 32% nos últimos dias. Apesar disso, os leitos exclusivos para pacientes Covid continuam beirando a lotação máxima. A quantidade de mortes também segue alarmante no município, que tem uma média de pelo menos dez por dia. Belinati disse que, possivelmente, os casos graves também devem cair nos próximos dias, mas alertou que os cuidados precisam continuar redobrados para que o município consiga evitar uma terceira onda da doença.
Ele também fez um apelo para que as atividades do chamado setor produtivo, que voltaram a funcionar de forma mais livre em todo o estado na última semana, respeitem as medidas sanitárias.
Belinati e Machado também lembraram que além da vacinação contra o coronavírus, Londrina realiza atualmente a campanha de imunização contra a gripe para crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas e puérperas. Na tentativa de acelerar o processo, o município vai oferecer a vacinação contra a influenza em seis unidades de saúde na próxima quarta-feira (21), Feriado de Tiradentes. No dia, apenas as UBS Tókio, Santa Rita, Parigot de Souza, Itapoã, Armingo Guazzi e Centro estarão abertas, das oito da manhã às cinco da tarde, para atender quem tem direito às doses.