Em Londrina, Censo do IBGE inicia trabalhos com 380 recenseadores treinados
Profissionais identificados com crachás e coletes devem visitar 200 mil domicílios nos próximos três meses.
O tamanho e o perfil da população começou a ser medido nesta segunda-feira (1º) em todo o país. Em Londrina, não será diferente. 380 recenseadores já estão nas ruas contratados e treinados para o trabalho e outros 141 trabalhadores devem começar nas próximas semanas, somando 521 pessoas aplicando o questionário demográfico e econômico na cidade. Serão visitados em Londrina cerca de 200 mil domicílios.
Recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação com QR Code e o um celular para com internet para a coletados dados. O coordenador do IBGE em Londrina, Fabio Fujimoto, informa que em caso de dúvida o entrevistado poderá entrar checar se o recenseador está habilitado nos canais oficiais do instituto.
O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. O questionário simples tem 27 perguntas e o ampliado 77, mas apenas 10 mil pessoas irão responder o formulário mais detalhado.
O recenseador vai trabalhar também em horários alternativos a noite e aos finais de semana. Cada um vai visitar em média 900 residências em três meses.
As informações do Censo são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados. Além saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores – idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações. Programado para acontecer em 2020, o Censo está sendo realizado com dois anos de atraso em razão da pandemia de Covid-19 e de cortes orçamentários