QUARTA, 13/09/2023, 14:07

Em Londrina, Governador afirma que duplicação da PR-445 será feita pelo Estado

Ratinho Junior também minimizou decisão liminar na Justiça que suspendeu o leilão do lote 1 do pedágio.

Em Londrina, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) afirmou que o Estado tem a intenção de construir a duplicação do último trecho de 23 km da PR-445, entre Lerroville e Irerê. 

A rodovia já foi cedida ao Governo Federal, está incluída no lote 3 das concessões para a iniciativa privada e o leilão está previsto para o primeiro trimestre de 2024.  Ratinho Junior disse que a Secretaria de Infraestrutura está apenas esperando a autorização da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) para finalizar essa que é considerada etapa final da duplicação da via.

O entendimento do Tribunal de Contas da União é que não poderia mais fazer qualquer nova obra na 445.  O trecho entre Mauá da Serra e Lerroville, que já está em obras, alcançou 10,89% de execução na medição mais recente.

            Ainda sobre o pedágio, o governador disse que é pequena a chance de prosperar na Justiça o pedido de liminar que suspendeu o leilão do Lote 1. Ele disse acreditar que o mérito do pedido é frágil e deve ser derrubado nas instâncias superiores.

            A ANTT já recorreu da decisão liminar da Justiça Federal que se deu sob a alegação de prejuízo à comunidade quilombola localizada no trecho da BR-476 (Rodovia do Xisto), na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba

            O governador também foi questionado sobre a projeto para o futuro Terminal Metropolitano de Londrina, no norte do Paraná, A construção será feita em um terreno com 12 mil metros quadrados, em frente da parte inferior do Terminal Central de Londrina, onde ficam os pontos das linhas de ônibus intermunicipais e metropolitanas do Norte do Paraná.  Ratinho Jr. disse que o Estado espera as desapropriações amigáveis e já destinou R$ 19 milhões para o projeto e execução da obra de mobilidade urbana.

Por Guilherme Marconi

Comentários