SEXTA, 11/02/2022, 19:54

Em Londrina, secretário estadual de Segurança Pública confirma investimentos para construção de Restaurante Popular e implantação de Batalhão da Polícia Militar na zona norte

Planejamento, no entanto, ainda depende da regularização de terrenos que irão receber as estruturas. Secretário também disse que PEL 3 vai ser inaugurada antes do Carnaval.

O secretário estadual de Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, esteve em Londrina nesta sexta-feira (11) participando de uma reunião de trabalho no prédio da prefeitura. Na pauta, investimentos importantes já anunciados, mas que seguem sem prazo para sair do papel. De acordo com o Governo do Estado, o impasse envolve a regularização de terrenos públicos que tinham sido doados pelo município para a execução dos projetos.

Uma das áreas fica na zona norte e, atualmente, é utilizada pela 4ª Companhia Independente da PM. A ideia, segundo o poder público, é utilizar o terreno para a implantação da segunda unidade do Restaurante Popular de Londrina. Município e Estado também se comprometeram durante a reunião a localizarem uma outra área pública, também na região norte, para a implantação do quartel do que virá a ser o novo Batalhão da Polícia Militar (PM), uma reivindicação antiga da comunidade e do próprio comando da PM na região. O secretário estadual disse que uma nova reunião deve ser realizada ainda este mês para definir datas concretas para o início da liberação dos investimentos.

O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, também participou do encontro e avaliou a conversa de forma positiva. Ele minimizou o impasse envolvendo os terrenos públicos, e garantiu que o problema vai ser resolvido em breve.

O vice-prefeito João Mendonça, que representou o prefeito Marcelo Belinati no encontro, lembrou que as áreas públicas que, agora, por conta do tempo, não comportam mais a execução de obras, foram aprovadas em gestões anteriores. Ele garantiu ainda que a atual administração tem buscado formas de resolver os impasses e, consequentemente, destravar a liberação dos investimentos.

Na reunião desta sexta, também ficou definido que o município vai liberar o Habite-se da unidade três da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL 3) já nos próximos dias. Sem o documento autorizativo, o presídio não pode ser inaugurado. A nova unidade vai abrigar mais de 700 presos de toda a região. O secretário de Segurança Pública afirmou que pretende inaugurar a nova prisão até o final da próxima semana, ou seja, antes do Carnaval.

Por Guilherme Batista

Comentários