QUARTA, 29/04/2020, 14:15

Em março e abril, Londrina registrou 105 focos de incêndio

Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 120%. Tempo seco facilita as ocorrências, mas a ação humana também preocupa o Corpo de Bombeiros

Segundo levantamento do Corpo de Bombeiros foram contabilizados nos meses de março e abril, 105 focos de incêndio em Londrina. Já nesse mesmo período do ano passado, a quantidade foi de 46. O aumento é de 120%. Segundo o tenente Weslley Xavier, os motivos são diversos. Entre eles, o tempo seco, a condição climática e a ação humana. Mas, no topo da lista das consequências está a falta de chuva.

                 

A maioria das ocorrências é registrada em campos abertos e matas fechadas, localizados principalmente nas beiras das rodovias por causa do clima. Mas, o tenente também afirma que, apesar de minoria, a ação humana pode ser responsável por situações de incêndio, que precisam da intervenção do Corpo de Bombeiros.

Por conta do tempo seco, o fogo se alastra com mais facilidade. Por isso, a orientação é não atear fogo em terrenos baldios, por exemplo. Esse tipo de ação pode ser caracterizada como crime ambiental.

Por Claudia Lima

Comentários