SEGUNDA, 25/09/2023, 12:05

Em período de onda de calor, Embrapa discute gestão de risco climático com produtores de soja

Objetivo é implantar técnicas eficiências para diminuir impacto da deficiência na principal cultura de verão

A onda de calor com temperaturas extremas no país já preocupa os produtores de soja para início da safra de verão.  Em Londrina, a Embrapa Soja e Sistema Ocepar promovem o seminário Zoneamento Agrícola de Risco Climático nesta terça-feira.  
A falta de chuvas regulares é um dos fatores de maior risco para a cultura de soja. Por isso, um dos objetivos do seminário é discutir técnicas para gestão de risco, principalmente no período de semeadura.  É o que explica o pesquisador da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias.
São inúmeras técnicas que o produtor rural pode utilizar para contornar a deficiência hídrica neste período e a melhorar a produtividade da soja.
O pesquisador explica também a importância da ferramenta do ZARC Soja  que tem objetivo de minimizar os riscos e possibilitar maior estabilidade da produção e de renda para o sojicultor. Agora o sistema está mais completo com uma metodologia que adota seis classes de água disponível, definidas com base na composição dos solos.
O seminário começa 8h30 no auditório da Embrapa Soja e vai contar com representantes do Banco Central e do Ministério da Agricultura e irá debater outros temas como seguro agrícola e crédito rural. Inscrições pelo     site embrapa.br/soja.
 

Por Guilherme Marconi

Comentários