TERCA, 17/05/2022, 17:41

Em regime de urgência, Câmara aprova projeto que doa terreno para a construção de sede para o 30º Batalhão da Polícia Militar na zona norte de Londrina

Prédio será construído em terreno de 6,3 mil metros quadrados que já tinha sido doado pela prefeitura ao Governo do Estado em 2014. Obras, orçadas em R$ 10 milhões, devem ter início ainda este ano.

O projeto de lei, de autoria da prefeitura, que prevê a doação de um terreno público para a construção da sede do 30º Batalhão da Polícia Militar (PM), foi aprovado durante a sessão desta terça-feira (17) da Câmara Municipal de Londrina. A matéria entrou em pauta após aprovação de pedido de urgência assinado por onze dos 19 vereadores da Casa. Na solicitação, eles argumentaram que a Secretaria Estadual de Segurança Pública estaria esperando pela aprovação da matéria para dar andamento ao processo de licitação para a construção do prédio.

O terreno tem 6,3 mil metros quadrados e fica na esquina da avenida Saul Elkind com a rua Carlos Galhardo. Ele tinha sido doado pelo município ao Governo do Estado em 2014 para a construção da nova sede da 4ª Companhia Independente da PM, hoje 30º Batalhão. Como as obras não foram realizadas em quatro anos, a área voltou a ser do município, que, agora, precisou apresentar um novo projeto para, mais uma vez, fazer a doação do terreno.

As obras da sede do 30º Batalhão estão orçadas em R$ 10 milhões. Os recursos já foram garantidos por meio da aprovação de uma emenda na Assembleia Legislativa do Paraná. A expectativa é de que a construção tenha início nos próximos meses, e que o prédio passe a ser utilizado pelas equipes ainda este ano.

O batalhão é responsável pelo policiamento na zona norte de Londrina e também nos municípios de Ibiporã, Jataizinho, Sertanópolis, Primeiro de Maio, Bela Vista do Paraíso e Alvorada do Sul. O comandante do 30º BPM, major Marcos Tordoro, destacou a importância da nova sede para a otimização e o reforço dos trabalhos realizados pelas equipes em toda a região.

Além da construção da nova sede, o Governo do Estado pretende criar 153 novas vagas para policiais para atender o 30º Batalhão e também a 11ª Companhia Independente da PM em Cambé.  Mas ainda não há prazo para a contratação dos novos agentes.

Por Guilherme Batista

Comentários