QUINTA, 24/02/2022, 16:45

Em um ano, apreensão de notas falsas pela Polícia Federal aumentou quase 500% em Londrina e região

Se em 2020 foram apreendidos 8 mil reais em dinheiro falsificado, no ano passado foram mais de 50 mil reais. Segundo a PF, criminosos têm utilizado cada vez mais os Correios para movimentar as cédulas falsas.

A Polícia Federal divulgou esta semana um balanço das apreensões de dinheiro falsificado registradas em Londrina e região no ano passado. Na comparação com 2020, a quantidade de cédulas apreendidas aumentou quase 500% em 2021, indo de R$ 8 mil para mais de R$ 50 mil. O número de inquéritos, por sua vez, caiu pela metade, de 54 para 26. A movimentação corresponde a apreensões realizadas em Londrina e em outros 84 municípios de todo o norte do estado.

Em entrevista à CBN, o delegado-chefe da Polícia Federal em Londrina, Joel Moreira Cicotti, disse que os criminosos têm utilizado cada vez mais o Correios para movimentar as cédulas falsas. Segundo ele, o dinheiro é comercializado pela internet e, posteriormente, enviado aos endereços dos compradores.

O delegado explicou que foi preciso fechar uma parceria com as equipes dos Correios que recebem as encomendas. No caso de qualquer sinal de irregularidade, segundo Cicotti, as equipes policiais são acionadas para verificar os pacotes e, se possível, prender os falsificadores e receptadores.

O delegado-chefe da PF em Londrina também fez questão de reforçar a orientação junto aos comerciantes, que, eventualmente, acabam recebendo o dinheiro falso. De acordo com ele, é preciso ficar atento, ainda mais em um período em que a cidade se prepara para receber um grande evento como a ExpoLondrina 2022.

Por Guilherme Batista

Comentários