Em visita a Londrina, embaixador indiano destaca ampliação das parcerias comerciais e aposta na cidade como futura capital nacional dos serviços de tecnologia
Diplomata também elogiou o Lago Igapó, onde passeou pela manhã, e o potencial dos profissionais da cidade.
Além da homenagem na Câmara de Vereadores, uma iniciativa da Codel e do Município, o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, também conheceu algumas ações da iniciativa privada e do poder público londrinense na área de tecnologia. No Legislativo, o embaixador e o cônsul-geral da Índia no Brasil, Amit Mishra, foram recebidos pelo presidente da Casa, Jairo Tamura.
O embaixador conversou com a imprensa durante a visita à Câmara e acompanhado de um tradutor, elogiou o lago Igapó, onde fez uma corrida pela manhã e praticou Yoga, agradeceu a recepção e disse que Londrina, pelas universidades e pelo potencial que tem, deve se tornar a capital nacional na área de serviços de tecnologia.
O presidente da Câmara de Vereadores, Jairo Tamura, recebeu o embaixador na chegada ao Legislativo e disse que a visita é uma oportunidade de estreitar, ainda mais, as relações com a Índia e fazer novos negócios, principalmente na área de tecnologia.
O diretor-presidente da Codel, Bruno Ubiratan, que acompanhou a comitiva na visita à cidade, destacou o estreitamento das relações entre londrinenses e indianos e a possibilidade de novas parcerias com a vinda do embaixador.
Tushar Parikh, diretor-geral da Tata Consultancy Services, também participou da visita.
A empresa, que é líder mundial em serviços de TI e se instalou em Londrina há quatro anos, gera atualmente mais de 1.400 empregos na cidade e, segundo o diretor, tem planos de contratar mais mil trabalhadores em diversas áreas.
A visita aqui à região incluiu ainda uma passagem por Assai, onde a comitiva indiana fechou uma parceria para o treinamento de 45 profissionais que já estão trabalhando para a empresa.
A Índia é hoje a quinta economia do mundo, tem mais de 1,2 bilhão de habitantes e um PIB de U$ 2,6 trilhões.