QUINTA, 23/06/2022, 18:57

Empresa conclui construção de nova sede do Instituto Federal do Paraná, na zona norte de Londrina

Empreendimento, orçado em R$ 10 milhões, deve ser inaugurado oficialmente no início de julho. Seis cursos deverão ser transferidos para o novo prédio, que vai passar a ser frequentado pelos alunos a partir de agosto.

O diretor do câmpus Londrina do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Marcelo Poletti, confirmou à CBN nesta quinta-feira (23) que as obras da nova sede da instituição, localizada na avenida da Liberdade, no conjunto Ruy Virmond Carnascialli, na zona norte da cidade, foram oficialmente concluídas pela empresa responsável. A finalização dos trabalhos coloca um ponto final em uma obra bastante complicada, que demorou sete anos para ficar pronta. Entre 2017 e 2019, os trabalhos caminharam bem, mas o poder público precisou rescindir o contrato com a primeira construtora em 2020, após recorrentes atrasos por conta da pandemia de coronavírus. Depois disso, foi preciso captar mais recursos junto ao Ministério da Educação para a contratação de uma nova empresa, que, nos últimos dois anos, ficou responsável por concluir o prédio.

Segundo Poletti, o instituto espera pela visita de equipes da Copel para a ativação da energia elétrica do empreendimento já nos próximos dias. Ele acredita que o espaço seja oficialmente inaugurado no início de julho.

O empreendimento foi construído em um terreno de 57 mil metros quadrados doado pela prefeitura. O novo prédio tem dois andares e conta com 25 salas, sendo 12 salas de aula e dez laboratórios, além de biblioteca e setor administrativo. O investimento total por parte do Ministério da Educação gira em torno dos R$ 10 milhões.

Em 2020, o então ministro da Educação, Milton Ribeiro, preso esta semana pela Polícia Federal por corrupção na liberação de verbas públicas, esteve em Londrina visitando as obras do instituto. Mesmo com a saída dele do ministério, os trabalhos tiveram continuidade, uma vez que os recursos já estavam garantidos.

Poletti disse que seis dos nove cursos presenciais oferecidos atualmente pelo instituto vão ser remanejados para o novo endereço já em agosto. Os outros três continuarão a ser realizados na unidade Dom Bosco, na rua João XXIII.

Com a estrutura recém-finalizada, o IFPR pretende elaborar projetos para a oferta de ainda mais cursos à população. Para isso, vai ser preciso fechar novas parcerias. Durante visita a Londrina nesta quinta-feira, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, destacou que o ministério pode atuar como parceiro para a aquisição de novos equipamentos para os laboratórios da instituição, e também para a capacitação dos profissionais que irão ministrar aulas no espaço.

Por Guilherme Batista

Comentários