QUARTA, 25/10/2023, 14:00

Encontro debate políticas públicas para migrantes e refugiados em Londrina

Evento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Cáritas Arquidiocesana termina na quinta-feira (26)

O II Encontro sobre Migração e Refúgio: Participação e Construção Comunitária faz parte das ações do Programa Migração, Refúgio e Apátridas, que entre janeiro e setembro deste ano, atendeu 1.008 pessoas de 46 nacionalidades em Londrina.

Neste ano, o encontro acontece no anfiteatro do CCB - Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina e dura dois dias (25 e 26 de outubro). A intenção é fomentar as discussões sobre os migrantes, refugiados e apátridas por meio de palestras e mesas redondas. De acordo com o padre Alexandre Alves Filho, presidente da Cáritas, esse debate é fundamental para devolver dignidade para essas pessoas que chegam em busca de oportunidades.

Só em 2023, mais de mil pessoas de 46 nacionalidades foram atendidas pela Cáritas em Londrina. Entre elas, 451 venezuelanos, 248 haitianos, 86 colombianos, 32 cubanos, 23 bengaleses e 12 peruanos.  A coordenadora de gestão do Programa Migração, Refúgio e Apátridas da Cáritas, Taís Paton, explicou que a discussão sobre a construção comunitária é necessária para que os migrantes possam se unir em associações e conselhos que lutem pelos direitos deles.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, discutir a migração é crucial para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes que atendam às necessidades dos migrantes e das comunidades.

Por Juliana Takaoka

Comentários