ENEM em Londrina teve 21% de ausência no primeiro dia de provas
Estudantes tiveram o desafio de fazer a redação com tema que abordou registro civil e acesso à cidadania
No Paraná, 170.595 estudantes se inscreveram para o Enem 2021, mas 21% não comparam aos locais de prova neste domingo. Em Londrina, foram registradas 8.908 inscrições, o menor número é o menor nos últimos 15 anos e é 38% menor que em 2020. No primeiro dia de provas, em Londrina o Enem impresso teve 21% ausentes e o Enem Digital 53% de abstenção.
Foram 11 locais de prova onde os participantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas, além da redação.
Alguns alunos precisaram de quase seis horas para concluir a prova. A estudante Ester Peixoto de Souza, de 22 anos, que busca uma vaga no curso de jornalista, achou a prova bastante exaustiva e difícil.
O tema da redação da edição de 2021 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".
Os participantes tiveram que produzir um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo em 30 linhas. A professora de produção de texto do Colégio Maxi, Geisa Nascimento, avaliou que os textos de apoio da prova ajudaram os estudantes a trabalhar com a problematização do tema
No próximo domingo os estudantes terão que realizar as provas matemática e ciências da natureza. Os portões abrem novamente a 13h.