SEGUNDA, 17/05/2021, 17:02

Envio de doses da Pfizer a Londrina ainda depende de planejamento para transporte e aplicação das vacinas

Município deve realizar um mutirão no próximo final de semana para a utilização dos imunizantes, que virão descongelados e, por isso, terão prazo de validade reduzido para apenas cinco dias.

A 17ª Regional de Saúde ainda não sabe quando as doses da Pfizer vão ser encaminhadas a Londrina. Na última semana, o governador Ratinho Junior chegou a confirmar o envio para esta segunda-feira (17), mas o prazo não se confirmou. Em entrevista à CBN, a diretora da 17ª, Maria Lucia Lopes, explicou que, diferentemente dos outros imunizantes, o da Pfizer demanda mais planejamento para o transporte e também a aplicação propriamente dita. Ela disse que a vacina tem uma validade de 6 meses, desde que seja mantida a uma temperatura de -80 graus. Como o estado pretende encaminhar ao município as doses já prontas para uso, segundo Lúcia, vai ser preciso organizar um mutirão para a aplicação de todas elas em tempo recorde, uma vez que o prazo de validade dos imunizantes cai para apenas cinco dias quando eles são descongelados. A expectativa, conforme ele, é que esse mutirão seja realizado em Londrina no próximo final de semana.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Londrina deve receber, neste primeiro momento, cerca de 5 mil doses da Pfizer. A diretora da 17ª Regional, por outro lado, não quis precisar o número exato, lembrando que os imunizantes também serão enviados para Maringá e Cascavel. O modo como os três municípios vão lidar com as remessas, segundo Lúcia, vai servir de teste para que o estado veja o que vai ser preciso melhorar na logística antes do encaminhamento do imunizante para as demais cidades do estado.

Lucia também ressaltou a importância de o Paraná poder contar com os imunizantes da Pfizer para a continuidade da vacinação da população contra a Covid-19.

Comentários