EPR inicia preparativos para assumir Lote 4 das rodovias no Paraná
Com investimento previsto de R$ 10 bilhões, concessionária mobiliza equipes para os 630 km entre Cornélio Procópio e Guaíra; contrato será assinado em fevereiro
O presidente do núcleo Paraná da EPR, Marcos Moreira, informou que a concessionária já iniciou a mobilização para assumir o Lote 4 do pedágio, que abrange 630 quilômetros de rodovias entre Cornélio Procópio, Londrina, Maringá, Paranavaí, Umuarama e Guaíra. Mais de 50 funcionários já foram contratados e equipes percorrem os trechos para identificar as prioridades.
A assinatura do contrato está prevista para o dia 6 de fevereiro, mas a cobrança do pedágio não começa nesta data. Após a assinatura, a concessionária terá até 30 dias para iniciar os serviços, como obras de recuperação do pavimento, sinalização, drenagem e implantação de atendimentos ao usuário, com ambulâncias, guinchos e inspeção de tráfego. A cobrança só será autorizada posteriormente pela ANTT.
O pedágio será eletrônico, sem cabines físicas. O pagamento poderá ser feito por meio de tags, aplicativos, site ou pontos de pagamento, inclusive para veículos sem tag. Segundo a EPR, o modelo traz mais fluidez ao trânsito e benefícios ambientais.
O contrato tem duração de 30 anos e prevê investimentos superiores a 10 bilhões de reais. No Lote 4, estão previstas obras como 230 quilômetros de duplicações, faixas adicionais, vias marginais e viadutos, com foco na segurança e melhoria da trafegabilidade, que devem ser concluídas ao longo dos primeiros anos da concessão.